terça-feira, 1 de junho de 2010

1º de Junho - Dia de Santo Aníbal Maria Di Francia

"Rogai, pois, ao Senhor da messe que envie operários para a sua messe" (Mt 9, 38).
Este santo nasceu em Messina (Itália),em 05/07/1851, filho de pais nobres. Ainda bebê, ficou órfão de pai, o que contribuiu para despertar nele um especial amor pelos órfãos e crianças abandonadas. Grande amante de Jesus Sacramentado, foi diante dEle que, ainda jovem, recebeu a intuição do "Rogate" (Rogai), conforme o versículo acima citado, que tornou-se o carisma ao qual dedicou toda a sua vida.
Tendo entrado no seminário, Aníbal foi ordenado sacerdote em 16/03/1878. tendo tido contato com a periferia pobre de Messina, empenhou-se, não sem dificuldades que ele enfrentou com grande fé, para auxiliar caridosamente os pobres e marginalizados. em 1882 tiveram início os seus orfanatos, nos quais o Padre Aníbal pretendia não somente dar pão e trabalho aos órfãos, mas, sobretudo, dar-lhes uma boa formação moral e religiosa.
Animado por um profundo zelo pelos órfãos e pobres, e pela Salvãção detodos os homens, eimpelido pelo ideal do "Roga-te", Padre Aníbal tornou-se um grande sensibilizador sobre a necessidade de rogar ao Senhor pelas vocações, no intuito deobter bons operários para a vinha do Senhor. Em 1887 fundou a Congregação das Filhas do divino Zelo, e, dez anos mais tarde, a dos Rogacionistas, que hoje estão presentes nos cinco continentes num constante empenho de difusão da oração pelas vocações e de assistência aos necessitados.
No dia 01/06/1927, após gozar, já terra, uma clara e genuína fama desantidade, Padre Aníbal partiu para o Céu. Seus funerais foram uma apoteose. Nesta ocasiaõ o povo dizia: "vamos ver o santo que dorme". O Servo de deus, João Paulo II, beatificou o Padre Aníbal em 07/10/1990, e canonizou-o em 16/05/2004.
Santo Aníbal é para todos nós, além de celeste intercessor, modelo vivo deamor a Deus e ao próximo, de zelo pela Salvação das almas, e de promotor da causa das vocações, com a oração e ação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário