domingo, 27 de junho de 2010

1º de julho - Preciosíssimo Sangue de Nosso Senhor Jesus Cristo

No antigo calendário litúrgico, o dia 1º de julho era dedicado ao Preciosíssimo Sangue de Nosso Senhor Jesus Cristo. Após o Concílio Vaticano II, o Papa Paulo VI uniu sua celebração à do Corpo de Cristo (Corpus Christi), que oficialmente passou a se chamar solenidade do Santíssimo Corpo e Sangue de Cristo. Porém nada impede que se dedique o mês de julho, de maneira especial o dia 1º de julho, para prestar um culto especial ao Sangue de Cristo, grandioso sinal do misericordioso do Senhor para conosco.
Um dos grandes propagadores do culto ao Sangue de Jesus foi São Gaspar del Bufalo (1786-1837), padre, nascido em Roma, Itália. Ordenado em 1808, fundou a Congregação dos Missionários do Preciosíssimo Sangue e as Irmãs Adoradoras do Preciosíssimo Sangue.
O Catecismo da Igreja Católica, nos recorda que o sangue e a água que jorraram do lado aberto de Cristo dão origem à Igreja e aos seus sacramentos, em especial a Eucaristia e o Batismo.
Há vários séculos atrás, a grande doutora da Igreja, Santa Catarina de Sena, ensinava e testemunhava a respeito do precioso sangue do Senhor.
Mais de cinco séculos depois, através da Apóstola da Misericórdia, Santa Faustina Kowalska, o próprio Jesus expressa o desejo de que seu sangue e suas chagas sejam oferecidos em oração de expiação pelos próprios pecados e os do mundo inteiro, especialmente dos pecadores endurecidos, bem como das almas do purgatório. Isto é compreensível, uma vez que o seu sangue derramado é uma fonte transbordante de misericórdia "Vós nos destes o que tínheis de mais caro, isto é, o Sangue e a Água do Vosso Coração" (Diário 1747), afirma Santa Faustina. Na imagem de Jesus Misericordioso, os raios vermelhos representam o Seu sangue derramado que é a vida das almas, ou seja, a graça sobrenatural que nos fortalece. O valor do seu sangue divino-humano para nossa salvação é incalculável: "Ó Jesus, quando medito sobre esse grande preço do Vosso Sangue, alegro-me com sua grandeza, porque uma só gota seria suficiente para todos os pecadores" (Diário nº 72).
Na mais famosa invocação se clame pelo sangue do Senhor: "Ó Sangue e Água que jorrastes do Coração de Jesus como Fonte de Misericórdia para nós, eu confio em Vós!". No Terço da Misericórdia nos unimos a Cristo, na força do Espírito, e oferecemos ao Pai o sangue de Cristo por nossos pecados (Diário nº 476). Na Eucaristia (Hóstia Santa) "está encerrado o Corpo e o Sangue do Nosso Senhor, como testemunho da infinita misericórdia para conosco, e especialmente para com os pobres pecadores!" (Diário nº 356).
"Enquanto é tempo, recorram à fonte da Minha Misericórdia, tirem proveito do Sangue e da Água que jorram", diz Jesus a todos nós (Diário nº 848).


Nenhum comentário:

Postar um comentário