terça-feira, 25 de janeiro de 2011

LITURGIA EUCARÍSTICA


NOTAS SOBRE O ESTDUDO Nº 79 DA CNBB - A MÚSICA LITÚRGICA NO BRASIL

APRESENTAÇÃO DAS OFERENDAS
Este canto, que acompanha o gesto de colocar os bens em comum, juntamente com o pão e o vinho que serão consagrados e partilhados na Ceia do Senhor, serve de introdução à Liturgia Eucarística, à refeição-memorial do Senhor. A letra deste canto não precisa falar, necessariamente, de Pão e de vinho ou de ofertório, mas pode ser de um texto apropriado de louvor, de acordo com o tempo litúrgico. Nº 319

SANTO
Para concluir o Prefácio da Oração Eucarística ou então para cantar o louvor de Deus na celebração da Palavra, o povo todo aclama o Senhor. O ideal seria se o Santo estivesse no mesmo tom em que o Prefácio foi cantado. Recomenda-se que o canto se atenha à própria Aclamação, sem se introduzir alterações no texto. Nº 303

ACLAMAÇÃO MEMORIAL – EM RESPOSTA AO “EIS O MESTÉRIODA FÉ”
O missal oferece algumas fórmulas que expressam o anúncio do Mistério Pascal, comemorando o abaixamento e a glorificação do Senhor e pedindo sua vinda. Das três aclamações propostas no Missal, as traduções mais aclamativas são a primeira e a terceira (“Vinde, Senhor Jesus!”; “Salvador do mundo, salvai-nos”). Textos alternativos que expressam a fé na presença real, naquele momento, devem ser excluídos, pois alteram o sentido litúrgico. Esse é o momento do Memorial, do anúncio do Mistério Pascal, e não de devoção à Presença Real. Portanto, não se deve substituir essa aclamação por um canto eucarístico. Sendo uma das aclamações mais importantes da Missa, convém muito que seja cantada por todos em resposta ao “Eis o mistério da fé”.
Nº 304

ACLAMAÇÕES DA ORAÇÃO EUCARÍSTICA
Durante a Oração Eucarística estão previstas várias aclamações da assembléia. É o jeito mais significativo de o povo participar do grande louvor, da solene Ação de Graças, da Bênção das Bênçãos. Nº 323

AMÉM – DOXOLOGIA
Mediante esta aclamação, os fiéis, concordam com toda a Oração Eucarística. Nº 305

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