terça-feira, 25 de janeiro de 2011

LITURGIA DA PALAVRA


NOTAS SOBRE O ESTUDO Nº 79 DA CNBB - A MÚSICA LITÚRGICA NO BRASIL

SALMO RESPONSORIAL
Para a Liturgia da Palavra ser mais rica e proveitosa, há séculos um salmo tem sido cantado como prolongamento meditativo e orante da Palavra proclamada. Ele reaviva o diálogo da Aliança entre Deus e seu povo, estreita os laços de amor e fidelidade. Deve ter sempre sintonia como tempo litúrgico, a festa ou ocasião. O Salmo não pode ser substituído por um canto. Para facilitar a acolhida da Palavra de Deus, é recomendável breve período de silêncio entre a leitura e o canto do Salmo Responsorial. Nº 317

O ALELUIA (ACLAMAÇÃO AO EVANGELHO)
A aclamação “Hallelu-Jah” (Louvai ao Senhor!), que tem sua origem na liturgia judaica, ocupa lugar de destaque na tradição cristã. Mais do que apenas ornamentar a procissão do Livro, sempre foi a expressão de acolhimento solene de Cristo. Por ser diferente do Salmo, o verso entre o canto duplo do Aleluia, em geral, é uma citação no Evangelho que se segue. No tempo em que o Aleluia é omitido, cante-se um verso aclamativo da Sagrada Escritura. É de bom costume repetir o “Aleluia” após o Evangelho. Nº 302

CREIO
Por esta “Profissão de Fé” a assembléia responde à Palavra de Deus, proclamada na Liturgia da Palavra, confirmando para si mesma, a regra de fé, no momento em que passa a celebrar a Liturgia Eucarística. É o texto que tem sido menos musicado, se for cantado que seja numa simples cantinela. Nº 311



ORAÇÃO UNIVERSAL
Na Oração Universal, ou Oração dos Fiéis, exercendo sua função sacerdotal, o povo suplica por toda humanidade. A primeira e mais solene é a da Sexta-Feira da Paixão, em que as intenções também são cantadas. Nº 312

Nenhum comentário:

Postar um comentário