sexta-feira, 9 de abril de 2010

Eucaristia: Sacramento de Misericórdia

O Senhor Jesus instituiu este sacramento de seu amor misericordioso por nós exatamente na noite em que foi traído. "Tendo amado os seus que estavam no mundo, amou-os até o fim." (Jo 13, 1)
O Senhor na noite em que foi traído, tomou o pão e, depois de ter dado graças, partiu-o e disse: "Isto é o meu corpo que é entregue por vós; fazei isto em memória de mim. Do mesmo modo, depois de haver ceado, tomou o cálice e disse: este cálice é a nova aliança no meu sangue; todas as vezes que o beberdes, fazei-o em memória de mim."
O amor misericordioso de Jesus por nós é encerrado na sagrada eucaristia. Ele se dá num pedaço de pão unicamente por misericórdia, ninguém se encontra digno de receber este sacramento de excelso amor, mas pela misericórdia de Jesus nos tornamos dignos e capazes de recebê-lo e nos tornar sacrário vivo.
Santa Faustina viveu este mistério de fé e amor profundo na sua vida. Ela conhecia que na eucaristia está encerrada a Misericórdia de Deus, "misericórdia de deus oculta no Santíssimo Sacramento". E toda sua vida foi centralizada na eucaristia que ela mesma já entendia que é o sacramento da misericórdia que consiste a Sagrada Hóstia.
Faustina se abandonava nesse amor misericordioso de Jesus encerrado na hóstia. Ela é o modelo de santidade que nos leva a amar Jesus Sacramentado, sua vida sempre foi marcada como uma adoradora fervorosa pelo sacramento da misericórdia, desde seu tempo de criança ela já se sentia atraída pela eucaristia.
Muitas vezes, o próprio Senhor inspirava Santa Faustina sobre a eucaristia "Agora vais refletir sobre o meu amor no Santíssimo Sacramento, ali estou para ti, com a alma, o corpo e a divindade..."
Infelizmente muitas vezes o Amor não é amado (frase célebre de São Francisco de Assis) muitos amados irmãos comungam a eucaristia como algo inanimado e com muita frieza de coração e principalmente de alma. Nosso Senhor mesmo se queixou à Santa Faustina sobre essas almas que o recebem nesse estado, ele mesmo disse que se entrega na hóstia consagrada por estas pessoas com o coração dilacerado.
Ele deseja ser amado, o Amor exige nossa adoração suprema, adorá-lo com unção, adorá-lo com um profundo sentimento de gratidão por este Sacramento de Misericórdia Divina.
Quando fomos comungar, que façamos mesmo por um breve momento uma adoração. Deixemos que nosso coração se una ao coração misericordioso e adoremos este sacramento de misericórdia, e unidos à Santa Faustina que em vida adorou este sacramento e digamos: "Hóstia Viva, minha única força, fonte de amor e misericórdia, envolvei o mundo todo, fortalecei as almas que desfalecem. Oh seja bendita a hora e o momento em que Jesus deixou para nós o seu misericordioso coração".

DEK

2 comentários:

  1. muitoo bom seu blog !!!! sou jovem da paróquia São Lourenço - bangu - Vicariato oeste

    ResponderExcluir
  2. que bom que vc gostou do nosso blog Gabriel!!!
    Deus o abençoe!

    ResponderExcluir